A matéria que lhe deu o prêmio, “Mozart tcheco – Na Boêmia, de corpo e alma”, foi publicada na Revista Oásis, neste site. É nosso primeiro grande prêmio jornalístico, e estamos felizes em compartilhá-lo com todos os nossos amigos leitores. Na foto de abertura, Lamberto Scipioni e imagem de Mozart no Museu Maxx, em Roma.
Por: Equipe Oásis
Nossa Revista Oásis tem um motivo importante para festejar. Na noite de 27 de setembro, Dia Mundial do Turismo, a Comissão Europeia de Turismo realizou o coquetel de premiação da 27ª Edição do Concurso Europa de Jornalismo, no Consulado Geral de Portugal em São Paulo. Nosso fotógrafo, Lamberto Scipioni foi o vencedor do Prêmio de Fotografia pelo seu trabalho na reportagem “Mozart tcheco – Na Boêmia, de corpo e alma,” publicada neste site, na Revista Oásis.
Este é o único prêmio para fotografia do certame, e ele se torna ainda mais importante quando se sabe que o trabalho de Lamberto teve de concorrer com cerca de 250 outros participantes. Quem ainda não viu essa bela reportagem que refaz os passos do grande compositor na República Tcheca, que então se chamava Boêmia, ou deseja revê-la e as imagens que Scipioni produziu para ela, poderá fazê-lo clicando no link http://www.luispellegrini.com.br/mozart-tcheco-na-boemia-de-corpo-e-alma/
Os melhores de cada categoria
No coquetel da premiação, foram mestres de cerimônia os apresentadores de TV Cristian Dimitrius e Karina Oliani. A festa lotou os salões sociais do Consulado de Portugal, e contou com a presença maciça de jornalistas, blogueiros e profissionais da mídia especializada em viagem e turismo.
Lamberto Scipioni, que está na Europa, foi representado por Luis Pellegrini, diretor de Oásis e autor do texto da reportagem premiada “Mozart tcheco”.
Da lista de premiados faz parte também nossa querida amiga, a jornalista e artista plástica Silvia Reali, vencedora na categoria de Melhor Matéria Online, autora da instigante reportagem “Évora, a viagem que veio do céu”, publicada no site Catraca Livre.
Os demais premiados são: Felipe Arruda Mortara, com a reportagem “O caminho de cada um”, publicada no Estadão (Categoria melhor matéria de jornal); Denise Bobadilha, com a reportagem “Lisboa em alto nível”, publicada na revista Viaje Mais Luxo (Categoria melhor matéria de revista); Carolina Maia, com a reportagem “Bélgica – Um destino para se descobrir”, publicada na revista Viajar pelo Mundo, (Categoria melhor matéria sobre os países anfitriões); Roberto Maia, com a reportagem “Mercados de Natal”, publicada na revista “Qual Viagem”, (Categoria melhor matéria sobre a Europa); Rosana Castro, com o vídeo “Nos Trilhos dos Alpes”, ao ar pelo Jornal Record (Categoria melhor trabalho videográfico); Anna Laura Wolff, do veículo Carpe Diem (Categoria de Prêmio Revelação).
Os vencedores ganharam viagens para Mônaco e Flandres (região da Bélgica) e também para Lisboa .
Sobre a ETC
A European Travel Commission ou Comissão Europeia de Turismo tem sido responsável por divulgar a Europa como destino no exterior desde a sua fundação, em 1948. Hoje, a organização é composta por 32 escritórios nacionais de turismo da Europa, que se unem para promover o continente como um destino turístico pelo portal www.visiteurope.com.br