Ela é a rainha das cavernas. Poucas outras se comparam pelo tamanho e esplendor. Hang Son Doong fica no Vietnã, foi descoberta recentemente, e pode ser visitada. Um drone a filmou do alto, e permitiu a produção de um vídeo tira-fôlego que apresentamos no final da matéria
Por: Equipe Oásis
Fotos: John Spies. Vídeo: Ryan Deboodt
No coração do Parque Nacional Phong Nha Ke, patrimônio da humanidade pela Unesco, localizado no centro do Vietnã, fica a maior caverna do mundo, Hang Son Doong. Ela só foi aberta ao público em 2013. Até hoje, mais pessoas estiveram no cume do monte Everest do que nessa monumental caverna vietnamita. Uma cavidade tão grande que um Boeing 747 poderia voar em algumas partes do seu interior. Seu espaço é fascinante e que os que a visitaram relatam todos a mesma sensação: Será que isto está mesmo no planeta terra?
As paisagens internas de Hang Son Doong não são encontradas em nenhum outro lugar, pelo menos não nessas dimensões. Enormes estalagmites se elevam do chão e permitem inclusive escaladas. Estalactites esculturais pendem dos tetos e parecem espécies alienígenas. Em certos pontos você tem a impressão de estar entrando numa floresta, em outros nuvens aparecem e envolvem todo o cenário – resultado das condições meteorológicas especiais que reinam no local.
Passagens adornadas com fósseis antigos, oriundos da pré-histórica, atestam a evidência de uma idade geológica que chega a milhões de anos.
Descoberta quase por acaso
Parece incrível que um monumento natural de tamanha importância tenha permanecido escondido até 1990, ano em que foi descoberta por Ho Khanh, um morador da região. Desde menino ele costumava passar semanas a fio embrenhado na selva do Parque Nacional, fazendo treckings. Buscava alimentos e madeiras de lei para incrementar a sua renda bastante magra. Em 1990, durante uma caçada, Ho Khanh tropeçou numa abertura que existia na superfície de um penhasco de calcário, e decidiu investigar o que era aquilo. Ele se aproximou ainda mais da abertura e percebeu nuvens de vapor que saiam dela. Vindos lá de dentro, ouviu os sons das águas de algum rio caudaloso que corria. Sentiu também um forte vento que soprava através da abertura. Ele tentou gravar na memória a localização da caverna, e voltou para casa sem fazer uma inspeção mais aprofundada.
Na mesma época, dois membros de uma entidade espeleológica inglesa, a British Cave Research Association (BCRA), Howard e Deb Limbert, estavam baseados em Phong Nha para realizar expedições a cavernas da área. Durante conversa com Ho Khanh, certo dia, ele mencionou aos especialistas que tinha encontrado uma caverna com nuvens e um rio dentro. Howard e Deb ficaram intrigados e insistiram para que Ho Khanh voltasse com eles ao local para tentarem redescobrir a caverna. Depois de muitas tentativas frustradas – Ho Khanh esquecera a localização exata – o vietnamita a reencontrou sozinho, em 2008, novamente por acaso. Em 2009, ele levou Howard, Deb e uma equipe de profissionais de volta à caverna para a primeira expedição destinada a desvendar os mistérios daquela que mais tarde se tornaria conhecida como Hang Son Doong, “A caverna da montanha do rio”.
Geologia da caverna Hang Son Doong
O Parque Nacional Nha-Ke, no Vietnã central, possui o sistema mais antigo de toda a Ásia, com idade entre 400 e 450 milhões de anos. Sistemas cársticos constituem um tipo de relevo geológico caracterizado pela dissolução química
(corrosão) das rochas, o que leva ao aparecimento de uma série de formações físicas, tais como cavernas, rios subterrâneos, paredões rochosos, dolinas, etc. Apesar disso, a caverna Hang Son Doon é relativamente jovem: a análise dos sedimentos nela acumulados revela uma idade de apenas 3 milhões de anos.
Formada na borda de uma zona de falhas, essa caverna foi esculpida pelo poderoso rio Rao Thuong. Foi ele que, através das eras, corroeu o calcário e formou o gigantesco túnel situado sob as montanhas Annamite. Buracos gigantes, conhecidos como dolinas, entraram em colapso em algum momento até 300 mil anos atrás, criando enormes aberturas para o mundo exterior.
Hang Son Doong é hoje a maior caverna conhecida do mundo. Com mais de 5 quilômetros de comprimento, com seções que podem chegar a 200 metros de altura e 150 metros de largura, ela é grande o suficiente para abrigar um quarteirão inteiro da cidade de são Paulo, com 40 arranha-céus! Seu volume total, já medido, é de 38,5 milhões de metros cúbicos. As mais altas estalagmites do mundo, com até 80 metros de altura, nela foram encontradas.
Apesar das enormes dimensões, o espaço interior da caverna Hang Son Doong pode ser visitado sem excessivas dificuldades. Algumas agências internacionais especializadas em viagens de aventura já a oferecem como destino.
O vídeo abaixo mostra a beleza da caverna Hang Son Doong. Boa parte dele foi filmada por um drone comandado pelo fotógrafo Ryan Deboodt. Na gravação, temos a impressão de embarcar em uma excursão aérea e terrestre por essa deslumbrante caverna, com suas incríveis formações rochosas e sua flora exuberante. Hang Son Doong é parte de uma galeria de 150 cavernas no Parque Nacional Phong Nha-Ke Bang, a cerca de 500 quilômetros de Hanoi, a capital do Vietnã.
Galeria de imagens:
Video. Veja de preferência em tela cheia: