A Sinagoga Portuguesa de Amsterdam tem esse nome exatamente por causa dos judeus portugueses e brasileiros que, há alguns séculos, mudaram-se para lá para escapar de perseguições religiosas. Trata-se de uma das sinagogas mais bonitas do mundo, e ela desenvolve intensa programação cultural. No vídeo anexo, orquestra e cantores apresentam “Tumbalalaika”, uma canção do reportório tradicional judaico. Só para ver a beleza e a boa acústica desse templo, iluminado à luz de velas.
Acho maravilhosa a Sinagoga Portuguesa de Amsterdam e mais ainda com os 3 cantores interpretando Balalaika, ouço todos os dias essa música, mesmo não sendo em português ela lava minha alma, já peguei essa música traduzida para o português mas cantada em hebraico ou idich ela é sem comparação. Gosto de outras músicas do cancioneiro hebraico como: Hava Naguila, Adonolan e também gosto muito do Hino Nacional Israelense.
Cuando estoy buscando el marco adecuado para la exposición de dibujos realizados “in situ”de la ruta de los españoles sefardies, (Toledo, su judería, su sinagogas del Tránsito y de Santa María la Blanca), de la Sinagoga de Recife de Kahal Zur Israel y la ruta judaica de Pernambuco, me encuentro con esta maravilla, que tendré que ver más pronto que tarde.
Jose María Plaza Escriva . arquitecto
Olá Paula! A sinagoga portuguesa de Amsterdam estará aberta em novembro, inclusive com programação de concertos. Veja endereço e programação no site desse templo, http://www.portugesesynagoge.nl/eng
Abração e boa viagem!
Olá
Em Novembro vou visitar Amesterdão, sabem dizer-me se a sinagoga está aberta todo o ano? As visitas são marcadas?
Obrigada
Essa interpretação da Tumbalalaika é deliciosa. E a Sinagoga linda. bjs e saudades, Heloisa.
Meu caro Frederico, e quando for novamente não esqueça as câmeras para criar umas belas imagens dessa sinagoga. E pensar que ela foi feita para os judeus que saíram do Brasil e de Portugal para escapar de perseguições, e se instalaram na Holanda. Um parte deles saiu do Recife, onde tinham construído a primeira sigagoga do Brasil (e que está de pé até hoje) e foram para Nova York, onde construíram a primeira sinagoga de lá! Judeu brasileiro é fogo! Abração do Luis.
“Tumbalalaika” é uma das minhas canções favoritas. Poxa, estive duas vezes em Amsterdam e não conheci esta sinagoga. Tenho que voltar por lá.
grande abraço, amigo
Icaro, que eu saiba, as sinagogas, como as igrejas católicas e as mesquitas na Turquia estão sempre abertas à visitação pública. Visitei a Sinagoga Portuguesa de Amsterdam há uns 20 anos, a porta estava aberta e eu fui entrando. Ninguém me impediu. Realmente a visita vale a pena, sobretudo se for numa noite de festa com música e cantoria.
Nossa, Luis! Que local lindo! Gostaria de visitá-lo. Será se é preciso ser convidado ou ser judeu? Porque se for, pra mim fica difícil. (risos)