Sonata ao luar com Luar do sertão

 

O pianista Rogério Tutti e o clarinetista Derico resolveram integrar a Sonata ao Luar, de Beethoven, ao Luar do Sertão, de Catulo da Paixão Cearense. O resultado é um regalo para os ouvidos temperado com um aperto no coração.

Por: Luis Pellegrini

Intérpretes: Rogerio Tutti e DERICO.

Em conversa com Giorgio Munari, musicólogo da Universidade La Sapienza, de Roma e diretor artístico do Concurso Ruspoli de Música Barroca, ele me falou da sua surpresa ao perceber que o cancioneiro popular do Nordeste brasileiro é todo fundamentado na escola de música barroca. Ao ouvir, com muita emoção, esta gravação da Sonata ao Luar, de Beethoven, com o Luar do Sertão, de Catulo da Paixão Cearense, começo a acreditar que Giorgio Munari está cheio de razão.

Claro, nem Beethoven, que é do período clássico/romântico, nem Catulo, um mestre do nosso cancioneiro popular, eram barrocos. Mas isso parece importar pouco ou nada. O perfeito casamento entre os dois é ideia genial dos intérpretes, o pianista Rogério Tutti e o clarinetista Derico. Prova que quando um talento alemão se junta a um talento nordestino o resultado é… um contraponto de sonhos ao luar no qual todos podemos mergulhar.

Comentários

comentários